Carol Sampaio está no topo das listas de muitos VIPs e contou nas páginas da Privilège Mag um pouco sobre a carreira de promoter e a explosão que é o BAILE DA FAVORITA!
Dos camarotes de cervejaria na Marquês de Sapucaí às estreias de peças e filmes, ou uma vaga garantida com visão privilegiada para o Palco Mundo do Rock in Rio. Todo mundo quer ser VIP (seja lá 'vipinho' ou 'vipão') e ter seu nome sempre lembrado em um mailing premium, como convidado dos maiores shows e eventos da cena, junto 'à nata' formadora de opinião.
Por trás da vida social agitada, festas e baladas, o que se vê é muita ralação para que um projeto seja sempre um sucesso: jogo de cintura para lidar com os 'excessivos' pedidos de convites, assédio, penetras, o 'amigo do amigo', bêbados inconvenientes dispostos a tudo para ter o seu lugar ao sol, preocupação com segurança e, principalmente, conhecer e agradar a todos os convidados de uma superprodução, com inovação e criatividade.
A carioca Carol Sampaio é, hoje, uma das maiores promoters do país e responsável pelas listas de grandes eventos do circuito, lida diariamente com as celebridades, atores e empresários, além de criadora da festa que leva milhares de pessoas (famosos ou não) à quadra da Rocinha: o Baile da Favorita, que se tornou um dos maiores eventos do Rio e, agora, viaja Brasil afora.
O que é ser promoter para você?
Ser promoter é realizar eventos e listas de acordo com o desejo do seu cliente. Mas, na verdade, já me considero uma empresária, pois criei muitas festas e faço as produções de todas.
Como você chegou a essa profissão?
Acho que estava dentro de mim. Falo brincando que a profissão me achou. Amava esportes, lutava Jiu-Jitsu, jogava futebol no Flamengo e não largava por nada, além de fazer faculdade de Direito. Mas, os amigos começaram a me pedir ajuda e comecei a fazer por amizade mesmo. Quando vi, já era minha profissão.
É uma profissão que exige muitos desafios, todos os dias...
Nossa, são muitos. Tem que ter dedicação, amor pelo que faz, empenho, sempre saber a hora de agir e fazer da maneira certa. Tem que saber o limite seu e dos outros, equilibrar a noite e o dia. Não é fácil e nem uma festa, como muitos acham. Para o evento acontecer, temos que ter muito trabalho.
Com tanto trabalho, não deve ser nada fácil administrar vida pessoal e carreira.
Procuro sempre praticar esportes, além de amar, faz bem pro corpo, cabeça e alma! A alimentação também é fundamental, por isso, estou, todo mês, buscando melhorar na minha nutricionista Patricia Davidson. E estou tentando tirar minhas férias, mas está difícil (risos). Em 2014, eu tiro. É fundamental ter o seu momento para se dedicar 100% para esse tipo de trabalho.
Todo mundo quer ser VIP. E aí, como faz?
Tem que ter muito jogo de cintura. Com os anos você vai aprendendo a lidar com isso.
Você é considerada uma das principais promoters do Brasil. O que é indispensável para quem trabalha nesta área?
Dedicação, pé no chão e ter um sócio incrível [o promoter Michel Diamant] como eu tenho.
Responsável por listas de convidados para mega eventos como o Rock in Rio e o Carnaval carioca, como funciona esse processo de seleção?
Não é fácil. Temos que fazer uma seleção que agrade ao cliente e que atenda ao perfil do evento! Nossa, já sofri em carnaval querendo chamar família e não poder. Temos que ser muito sérios sempre. Esse é um segredo também, nunca misturar trabalho com amizade ou família.
Já deve ter rolado alguma situação engraçada na noite. Você consegue se lembrar de alguma história inusitada?
Acho muito engraçado quando falam para alguém da nossa equipe que é minha convidada ou amiga e estou ao lado, mas a pessoa não me conhece. Certa vez, a pessoa insistiu tanto que me apresentei, ela ficou tão sem graça que virou e foi embora.
Como você avalia a efervescência dos grandes eventos no Rio e no Brasil em geral?
Acho ótimo! Fico muito feliz. Quero mais é trabalhar, trabalhar e trabalhar. E o Rio merece, né?
Como é conviver com tantos famosos?
Graças a Deus, no meu caso é natural. A maioria dos amigos que tenho nesse meio já eram meus amigos antes de me tornar promoter.
Qual o segredo para o sucesso de uma produção?
Os detalhes. Um bom bar, uma boa musica e o mix de pessoas certas.
Falando nisso, Baile da Favorita. Como surgiu a ideia de criá-lo?
Eu sempre amei funk e frequentava bailes pelo Rio. Quando trabalhei no Baronetti, dava um jeitinho de colocar pra tocar o estilo no final da noite. O club fechou e fiquei pensando no que eu faria de diferente. Diante disso, o MC Marcinho fez 'a Favorita' pra mim, e aí pronto... (risos)! Um baile funk. No dia seguinte, no salão, comentei com a Cintia Araújo, minha terapeuta capilar, sobre a ideia e falei que precisava de um nome. Na hora ela disse: "Ué, é o seu baile, o Baile da Favorita". Nome dado, faltava o lugar. Queria um lugar novo.
E a ideia de escolher a Rocinha para ser a sede da festa?
Foi aí, neste momento, que veio a quadra da Rocinha na cabeça. Fui lá na cara e na coragem, e fechei. Era um lugar do jeito que eu imaginava, sabe? Uma mistura bem a cara do Rio. Criei a logo, as caricaturas e o meu sonho se realizou!
Quando não está trabalhando, o que costuma fazer para se divertir?
Estou trabalhando bastante. Amo ir à praia, jogar futevolei e estar com meus afilhados. O que mais amo e viajar. Como já disse, ano que vem tiro férias e conto pra vocês. As últimas foram em 2010. Fui para o Líbano, Inglaterra, Turquia, Grécia e França. Foi demais!