‘Fadas Madrinhas’ realizam Baile de Debutantes para meninas de todo o país, em Búzios. O Privilège é um dos parceiros desta noite solidária que vai ser a base das comemorações dos também 15 anos do programa ‘Altas Horas’, de Serginho Groinsman.
Quem disse que os contos de fadas não existem. Neste final de semana (24 e 25 de abril), um Baile de Debutantes vai realizar os sonhos de 25 jovens da rede pública de ensino. Histórias comoventes e grandes parceiros se unem para a realização de uma noite mágica. Sob o comando das ‘Fadas Madrinhas’, Liliane Marty Caron e Camila Chiari, a segunda edição do projeto social que ganhou visibilidade nacional. Do vestido ao sapatinho. Do buffet à decoração. Do transporte ao dia de princesa. E ainda tem a valsa com o príncipe Paulo Dalagnoli, o Lírio de Malhação. Tudo para elas. Por isso, na noite deste sábado, o Privilège Búzios também será exclusivo para elas.
“Uma menina que mora em zona rural e tem que caminhar cerca de três horas para chegar à escola. Ela diz que tem o sonho de estudar para ser manicure e o que ela queria era ter uma festa com doces, bolos de camadas e um vestido muito bonito, como de uma princesa. Outra ficou sete anos em rotina de hospital por ter tido um câncer, amputou uma perna, e é a primeira vez que vai sair de casa no interior para ver o mar”, conta Liliane, uma das idealizadoras, sobre as diferentes histórias das debutantes. Relatos que chamaram a atenção também do apresentador Serginho Groisman. O programa ‘Altas Horas’, da Rede Globo, também completa 15 anos e vão aproveitar a iniciativa. “Eles começaram a filmar uma matéria especial com as 25 histórias das debutantes que vão participar, contato as expectativas de cada menina para este momento. Elas serão as estrelas!”, completa Liliane.
Pode até parecer coincidência, mas a ideia de realizar sonhos veio de uma boa noite de sono de Liliane. “O Baile de Debutantes surgiu a partir de um sonho meu. Sonho mesmo, em que estava no meu baile de 15 anos e os convidados eram todos crianças carentes. Como príncipe, Rodrigo Santoro [risos]. No dia seguinte, já liguei para a Camila e começamos a movimentar a ideia”, afirma ela. E foi com este mesmo desenho que foi realizada a primeira edição do evento em Belo Horizonte. A festa que havia sido pensada para cinco meninas acabou ganhando força e contemplou 20 jovens, entre elas algumas com necessidades especiais, hospitalizadas e com histórias impressionantes. Como príncipes tiveram o cantor Diogo Nogueira e do ator Victor Pecoraro.
Em 2014, com a mudança de Liliane para o balneário de Búzios, o projeto ganhou ainda mais força em uma festa planejada para 200 pessoas e muitos parceiros. “Há sete meses me mudei para Búzios e comecei a movimentar para a segunda edição do projeto. Vim ao Privilège e conversei com o Octavio [diretor] e pedi que o Baile fosse feito no club. Ele emprestou a casa sem custos pra gente. A partir disso, eu comecei a batalhar por aqui e a Camila em Minas. Fui atrás de uma cerimonialista, chamada Raquel Abdu, que entrou conosco nessa. As meninas vão ganhar tudo, da passagem à estadia, do vestido ao sapatinho, dia de princesa, passeios e, claro, a festa completa. Tivemos muita cara de pau para chegar e pedir”.
Mas a ‘cara de pau’ não funciona na hora de escolher as 25 histórias, afinal, foram mais de dois mil e-mails e 300 cartas com candidatas. “A gente fez uma campanha pelo Facebook, outras mídias sociais e no boca-a-boca e acabamos recebendo muitos pedidos. O ator Paulo Dalagnoli, que hoje interpreta o personagem Lírio em Malhação e será o nosso príncipe da noite, também fez um vídeo pessoal falando sobre isso. Lemos todas as mensagens e encontramos histórias muito tristes. Mas não selecionamos por grau de tristeza, pois isso não tem como se medir. Nossos critérios foram: graus de carência, bom rendimento escolar, ser boa filha e o desejo latente de ter uma festa de debutantes. Cada uma tem sua historinha”, destaca Liliane.
Meninas de Brasília, comunidades Quilombolas de Buraco (Bahia), Rio de Janeiro, Minas Gerais, da Região dos Lagos e de outras localidades se encontram em Búzios. E a programação delas parece até um concurso de miss. Passeio de barco, jantares, dia de princesa, cabelo, maquiagem, maquiagem e até um casal de padrinhos que vão ajuda-las a se sentirem à vontade com o evento. “Os padrinhos tem o papel de dar um apoio e ajudar na interação das famílias com os ambientes. Muitos têm vergonha de comer, então, eles vão deixa-los mais à vontade. Entre eles estão os modelos internacionais Thomaz de Oliveira (Chanel) e Nando Diniz (Johnnie Walker) e o ex-jogador da seleção brasileira, Júnior”.
A festa terá como tema ‘O mundo encantado dos doces’ pois este foi o ponto que inspirou quase todas as cartas das candidatas. Por isso, segundo a organização “É muito gratificante ver cada sorriso durante o final de semana inteiro. Também só temos a agradecer por tantas pessoas ajudando a fazer estes momentos. A seriedade do projeto foi o que fez com que a iniciativa ganhasse essa proporção nacional”.